Ciclistas de Blumenau farão protesto após acidentes com bicicletas

A semana termina com um saldo negativo em Blumenau: dois acidentes de trânsito envolvendo bicicletas. O primeiro ocorreu na terça-feira (22) quando a enfermeira Karen Saori Kakihara foi atingida por uma moto enquanto atravessa a Rua Antônio da Veiga, nas proximidades da Furb, na faixa de pedestres. O segundo foi nesta quinta-feira (24), quando um ciclista foi atingido por um carro na nova ciclofaixa da Rua Sete de Setembro, no Centro.

Por isso, a Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABCiclovias) resolveu reunir ciclistas em um protesto chamado de Bicicletada ou Massa Crítica. A concentração será nesta sexta-feira (25) às 19h no Parque Ramiro Ruediger, com saída às 19h30min pelas ruas da cidade em um trajeto de cerca de 5 quilômetros. Confira abaixo o depoimento do coordenador social da ABCiclovias, Giovani Rafael Seibel:

“Clamamos por ações mais fortes por parte da Prefeitura de Blumenau, da Seterb e da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) para coibir esse tipo de sinistro e ampliar faixas de travessia elevadas, compartilhadas entre ciclistas e pedestres. Em cada bicicleta vai uma vida, que merece chegar em casa sã e salva”, diz o comunicado da ABCiclovias nas redes sociais.

O que é a Massa Crítica ou Bicicletada

Massa Crítica (do inglês Critical Mass) ou Bicicletada (termo usado na maioria das cidades brasileiras e em Portugal e Moçambique) é um evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, onde ciclistas, skatistas, patinadores e outras pessoas com veículos movidos a propulsão humana, ocupam seu espaço nas ruas.

Os principais objetivos são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano. A Massa Crítica é um grupo que se encontra mensalmente para aproveitar o prazer e segurança de andar pela cidade em grupo.

Fonte: Site Alexandre José

0 Comments

No Comment.